quarta-feira, 16 de setembro de 2015

DISCÍPULO

DISCÍPULO

Jesus deixou claro em vários textos na Bíblia qual seria seu padrão de relacionamento com aqueles que O queriam seguir.
Primeiro precisamos entender algo: Jesus nunca chamou seus seguidores de: Cristãos, Evangélicos, Crentes, etc. Ele sempre se dirigia aos seus seguidores como discípulos.
Querendo que esse padrão fosse reproduzido por meio de seus discípulos, deu a seguinte ordem: "Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando;os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo." (Mateus 28:19)
Todavia, precisamos ter a revelação clara do padrão de Jesus e em obediência segui-lo sem tentarmos criar métodos ou fórmulas humanas de cumprir essa ordem de Jesus.
Vejamos então o que não é discipulado, no padrão de Jesus: Não é discipulado uma classe de alunos com um professor à frente; outra coisa que não é discipulado é um relacionamento de controle por parte do discipulador sobre a vida do discípulo; também não é discipulado uma relação hierárquica onde existe uma escala de submissão.
O discipulado nada tem a ver com uma estrutura humana ou organizacional. Pois, o centro, a base e o modelo do discipulado é Cristo. Sendo assim, o padrão do discipulado é entrar no estilo de vida de Jesus.
Tenho aprendido (com muito custo) que não somos e nem podemos ser, o Espírito Santo na vida das pessoas, somos apenas, pela graça de Deus, sinalizadores que precisam constantemente apontar para Cristo, através da nossa vida, e abrirmos mão de nosso controle e zelo humano.
Jesus sempre respeitou e aceitou as pessoas com suas diferenças, limitações e as tratou como indivíduos únicos e preciosos, pois conseguia ver nelas aquilo que nem elas mesma conseguiam ver.
Quando estivermos dispostos a abrirmos mão de nosso controle, talvez, talvez! Poderemos assumir a mesma postura que tinha João Batista diante daqueles que estavam à sua volta.
"No dia seguinte João viu Jesus aproximando-se e disse: Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! Esse é aquele a quem eu me referi, quando disse: vem depois de mim um homem que é superior a mim, porque já existia antes de mim." (João 1:29-30)

Oswaldo Pinho