terça-feira, 13 de outubro de 2015

SENTIDO DA VIDA

"Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que cheguem os dias difíceis e se aproximem os dias da velhice em que dirás: "Não tenho mais satisfação em meus dias!" Antes que a luz do sol, da lua e das estrelas percam o brilho aos teus olhos, e penses que as nuvens carregadas de chuva jamais se afastarão de ti; quando os guardas da casa caminharem trêmulos, e os homens fortes andarem encurvados: quando cessar o trabalho diário dos moedores, por já serem poucos, e os que olham pelas janelas enxergarem apenas sombras e figuras turvas; quando as portas da rua se fecharem; quando o ruído do moinho diminuir muito e te despertares com o simples canto dos pássaros; mas o som de todas as canções te parecer fraco e distante; quando temeres a altura e te aterrorizares com os perigos das ruas; quando florir a amendoeira, o gafanhoto se transformar em um grande peso e perderes o gosto por quase tudo. Então é tempo de o ser humano se recolher à sua morada eterna, e os pranteadores caminharem pelas ruas chorando a tua partida. Sim, com certeza, lembra-te de Deus, antes que se rompa o cordão de prata, ou se quebre a taça de ouro; antes que o cântaro se despedace junto à fonte, a roda se quebre junto ao poço; o pó retorne à terra, de onde veio, e o espírito volte a Deus, que o concedeu. "Que absurdo! Que futilidade! Tudo é ilusão, vaidade!" exclama o sábio. E finaliza: "Nada faz sentido! Tudo é inútil." (Eclesiastes 12:1-8)

"Agora que já se disse tudo, eis aqui a conclusão a que chegamos: ama reverentemente a Deus e obedece aos seus mandamentos; porquanto foi para isso que fomos criados. Porque Deus conduzirá a Juízo tudo quanto foi realizado e até mesmo o que ainda está escondido; quer seja bem, quer seja mal. (Eclesiastes 12:13-14)

Salomão no final de sua vida fez uma análise de suas experiências e chegou a uma conclusão sobre o verdadeiro sentido da vida.
Salomão chegou a conclusão de que tudo que tentou, testou ou procurou era sem sentido. Esta conclusão não foi de qualquer um e sim de alguém que teve "tudo".
Muitas vezes nos sentimos desapontados, vazios e desiludidos; não conseguimos entender o sentido de nossos dias e temos o mesmo sentimento do sábio: estamos correndo atrás do vento (experiências naturais e deste mundo)
Estas experiências inicialmente são maravilhosas, nos dão uma sensação de prazer, realização e felicidade. Porém, quando olhamos para o resultado disto tudo, quando olhamos para o nosso interior, a única coisa que percebemos é uma vida oca e vazia, uma vida sem sentido.
O verdadeiro sentido de nossas vidas não está naquilo que realizamos de forma natural e sim no cumprimento do propósito de Deus para cada um de nós.
Creio que existem duas revelações que podem nos ajudar a compreender um pouco o sentido de nossa existência aqui neste mundo.
1ª Revelação: Somos Peregrinos e Forasteiros neste mundo
"Amados, insisto em que, como estrangeiros e peregrinos no mundo, vocês se abstenham dos desejos carnais que guerreiam contra a alma." (1 Pedro 2:11)
Abraão entendeu bem isso quando deixou a única terra que ele conhecia. Não sabia onde estava indo, todavia sabia o que estava procurando. "Ele esperava a cidade que tem fundamentos (base, alicerce, motivo, razão)" (Hebreus 11:9-10)
A revelação que existe uma morada, uma cidade que nos espera, será, como foi para Abraão, nossa âncora, nosso alvo a perseguir. Este é o entendimento que dá sentido para várias coisas que passamos neste tempo de peregrinação. Porém, este entendimento só virá pela fé, pois esta cidade não é deste mundo e a fé é a porta que Deus providenciou para entrarmos nesta cidade.
Abraão (como nós) não estava perdido, ele sabia o que procurava. Ele procurava uma cidade onde não seria peregrino e nem forasteiro.
2ª Revelação: Qual o propósito (missão) de Deus para nós neste tempo de peregrinação
João Batista é um modelo para nossa passagem por este mundo, o foco de toda vida e missão dele era revelar (apontar) para o Cordeiro de Deus.
Como João Batista temos que entender claramente nossa missão neste tempo de peregrinação aqui neste mundo e esta missão é: através da nossa vida (que é o nosso testemunho) apontar para o Cordeiro de Deus.
Não precisamos de grandes argumentos teológicos, e nem de grandes conhecimentos bíblicos para cumprir nossa missão neste mundo; precisamos simplesmente apontar através de nossas atitudes, motivações e estilo de vida para o Cordeiro de Deus.
"No dia seguinte, João estava outra vez na companhia de dois dos seus discípulos e, observando que Jesus passava, disse: "Eis o Cordeiro de Deus." (João 1:35-36)
Quando levarmos as pessoas a Jesus e não apenas à "igreja" ou a uma doutrina, estaremos cumprindo o propósito de nosso chamado.
E, quando temos a revelação deste propósito para nossa existência, temos também alegria e contentamento, pois entendemos que: Todas as coisas irão cooperar para o cumprimento deste propósito.

Oswaldo Pinho