sexta-feira, 3 de junho de 2016

EXISTE UMA PONTE QUE NOS UNE

Nestes últimos dias tenho meditado sobre os abismos que nos separam; abismos estes que têm feito tanto mal para nós e para nossos irmãos.
Quando olho em minha vida vejo quantos abismos existiram e outros ainda existem diante de mim. Estes abismos, infelizmente, fazem parte da vida de todos nós.
Alguns abismos são naturais, como: o abismo da cultura; o abismo do idioma; o abismo geográfico, etc., porém existem outros abismos, e, com certeza, estes são os piores, que criamos e os aumentamos de quando em quando, como: o abismo da religião; o abismo de nosso estilo de vida; o abismo de nossa posição e doutrina; o abismo de nossos conceitos e pré conceitos; enfim, são tantos os abismos que nos separam que se torna, aos nossos olhos e vontade, quase impossível andarmos em unidade.
Lembro-me de um jogo muito conhecido no Brasil chamado “cabo de guerra”. Este jogo consiste em: através de uma corda tentarmos puxar nosso oponente para o nosso lado, aplicando toda nossa força e disposição.
Infelizmente é isso que temos vivido, um verdadeiro “cabo de guerra”, tentando trazer todos aqueles diferentes para o nosso lado, pois não suportamos lidar com os diferentes e na verdade acreditamos que o nosso lado é o lado correto para todos.
Aplicamos toda nossa força e disposição para provar que a nossa “visão”, nossa “doutrina” e a nossa maneira de fazer as coisas é a melhor maneira, sendo assim, a cada dia alargamos mais e mais o abismo que nos separa.
Queridos, não adianta buscarmos através de fórmulas ou tratados, através de uma uniformidade aparente, vivermos uma vida em comum, pois este tipo de vida não é algo natural e que depende de nossa força. A unidade não é uma escolha pessoal e sim uma escolha de Deus para nós.
A Verdade é que só existe uma forma de transpormos este imenso abismo que nos separa; é colocando uma ponte (um Caminho) imparcial que nos levará até o outro e assim podermos viver esta Vida em unidade apesar de nossas diferenças e questões.
“Assegurou-lhes Jesus: Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida.” (João 14:6ª)
Esta ponte chama-se Cristo Jesus, pois nEle e através dEle podemos ir ao nosso irmão apesar do abismo que nos separa.
É nEle que temos o Caminho livre para nos amarmos, nos aceitarmos e nos suportarmos mutuamente. É nEle que está toda a Verdade que definirá todas as questões. É nEle que está a Vida que fluirá através de nós e acabará com todas as diferenças.
Afinal Cristo é a única base e fundamento para vivermos em unidade.
“Porque ninguém pode colocar outro fundamento além do que está posto, o qual é Jesus Cristo!” (1 Coríntios 3:11)
Oswaldo Pinho