sexta-feira, 8 de setembro de 2017

A SALA DE ESPERA DE DEUS

Qual de nós não esteve horas e horas angustiantes numa sala de espera, pensando em desistir, tentando arrumar alguma forma de acabar com aquela espera, pensando: quanto tempo perdido, com tanta coisa para fazer.
Tenho descoberto, por experiência própria, que uma das coisas mais difíceis para o homem é esperar.
Vivemos uma geração em que tudo tem que ser rápido, pois temos que ganhar tempo, alguns dizem: “Tempo é dinheiro”, “Não tenho tempo a perder”, “O tempo é curto”, e, outras coisas mais.
Todavia, creio que o tempo é uma das armas mais poderosas de Deus para nos treinar, tratar e transformar. Deus usa o tempo para trabalhar em nossas vidas, para mudar nossas expectativas pessoais, quebrar nossas vontades e principalmente moldar nosso caráter. Ele trabalha enquanto esperamos.
“Espera pelo Senhor, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo Senhor.” (Salmos 27:14)
É terrível quando nos vemos “parados”, nos sentindo “inúteis” e descobrindo que todas as coisas continuam funcionando sem nós.
Acabamos nos sentindo cansados e abatidos, pois corremos (como se estivéssemos em uma esteira de ginástica) e não conseguimos chegar a lugar nenhum. Porém, precisamos ter a revelação de que quando estamos “parados” no Senhor, na verdade estamos avançando e nos fortalecendo através do tratamento de Deus para alcançarmos voos maiores, se não, vejamos o que a Palavra diz: “ Mas os que esperam no Senhor renovam as usas forças, sobem com asas como águia, correm e não se cansam, caminham e não se fadigam.” (Isaías 40:31)
Infelizmente a capacidade de esperar não faz parte da natureza do homem. Nossa comida tem que ser rápida, nossos relacionamentos são rápidos e com “propósito”, não conseguimos nem esperar o sinal (semáforo) vermelho ficar verde para seguirmos (como brasileiro e carioca, sei bem o que é isso).
Muitas vezes pedimos para Deus abrir portas, porém, na demora damos uma pequena ajuda usando um “pé de cabra santo” do nosso esfoço próprio.
Como é sútil e as vezes passam despercebidas as atitudes que tomamos para manipular aquilo que queremos fazer no tempo em que queremos que sejam feitas toda a “vontade de Deus”
Muitas vezes nos tornamos verdadeiros “Daltónicos” (assim se escreve no bom português) espirituais, pois confundimos, por conta de nossa pressa e necessidade, o vermelho ou o verde de Deus para nossa vida.
“Porque somos salvos pela esperança. Mas, a esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos.” (Romanos 8:24-25)
Sendo assim, gostaria de transcrever 4 princípios que li em um livro está manhã e creio que pode servir para você como tem servido para mim.
Primeiro: Quando Deus nos prepara para cumprirmos seu propósito, ele inclui o que gostaríamos de omitir, um período de espera. Isso cultiva a paciência.
Segundo: A medida que Deus nos faz esperar, ele nos mostra que não somos indispensáveis. Isso nos torna humildes e que não somos a estrela do espetáculo.
Terceiro: Enquanto Deus nos oculta nas sombras, ele revela novas dimensões de si mesmo. Ele nos torna mais profundos e menos qualificados.
Quarto: Quando Deus finalmente decide usar-nos, o chamado sempre chega quando menos se espera, quando nos sentimos menos qualificados.
Esses princípios fizeram parte da vida de alguns homens de Deus; espero sinceramente, e, no meu caso, com algum clamor, que estas verdades sejam práticas e reais em nossas vidas.
Oswaldo Pinho