quarta-feira, 28 de outubro de 2015

DISCERNINDO O CORPO

 “Assim como cada um de nós tem um corpo com muitos membros e esses membros não exercem todos a mesma função, assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros.” (Romanos 12:4-5)
Entre as definições da Igreja a de um corpo é certamente a mais fácil de entendermos. A principal característica de um corpo é a união dos membros expressando a vida desse corpo.
Qualquer parte deste corpo desvinculada e sem o sangue (vida) circulando entre eles, será somente uma peça sem vida.
Muitas das vezes é isso que acontece no meio da Igreja, um amontoado de membros totalmente desvinculados uns dos outros e agindo de forma individual e defendendo seus próprios interesses e propósitos.
Para sermos um corpo e expressarmos a vida desse corpo, precisamos estar vinculados uns aos outros para que o sangue da vida de Deus circule entre nós.
Neste texto Paulo deixa claro que no corpo todos os membros são úteis e importantes; enquanto não entendermos isto prejudicaremos o funcionamento deste corpo e deixaremos de expressá-lo de forma plena.
A vontade de Deus é que todos os membros estejam funcionando de forma plena e segundo o dom que lhe foi concedido; e que não haja nenhum monopólio, mas participação e variedade.
O corpo (a Igreja) existe para expressar Cristo, e com certeza um único membro jamais irá expressar todo o corpo.
“Para que agora a multiforme sabedoria de Deus seja manifestada, por meio da Igreja, aos principados e potestades nas regiões celestiais, segundo o eterno propósito que fez em Cristo Jesus nosso Senhor.” (Efésios 3:10-11)
Esta manifestação não acontecerá através de gente superdotada, com grandes capacidades e treinamento, acontecerá através de gente simples, que entendeu e reconheceu suas falhas e fraquezas, mas confiaram plenamente nAquele que é maior do que eles.
O Senhor concedeu algo a cada um, um dom específico que deverá ser exercido para abençoar e edificar todo o corpo, porém quando um membro deixa de funcionar, todos perdem o que o Senhor queria ministrar através dele.

Oswaldo Pinho