terça-feira, 3 de novembro de 2015

ANSIEDADE

“Por isso lhes digo: Não andem ansiosos pela sua vida, quanto ao que hão de comer ou beber: nem pelo seu corpo quanto ao que hão de vestir. Não é a vida maias do que o alimento, e o corpo mais do que as vestes? Observem as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo seu Pai Celeste as sustenta. Porventura, não valem vocês mais do que as aves? Qual de vocês, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado no curso de sua vida? E por que andam ansiosos pelo vestuário? Considerem como crescem os lírios dos campos: eles não trabalham nem fiam. Eu, contudo, lhes afirmo que nem Salomão, em toda sua glória, se vestiu como qualquer deles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vocês outros, seres humanos de pequena fé? Portanto não se inquietem, dizendo: que comeremos? Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois seu Pai Celeste sabe que vocês necessitam de todas elas; busquem, pois, em primeiro lugar o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas lhes serão acrescentadas. Portanto, não se inquietem com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.” (Mateus 6:25-34)
As vezes de uma maneira sútil, em outras vezes de uma maneira progressiva e ainda em outras vezes de uma maneira repentina, somos apanhados pela “rede” da Ansiedade, e nos vemos totalmente enredados por este sentimento que temos tanta dificuldade em lidar. Sabendo deste conflito (mais um) na vida do ser humano, Jesus nos dá (mais uma) a forma correta em lidarmos com este sentimento.
Em primeiro lugar fui ter com o dicionário para achar o sentido desta palavra em nossa língua (Ansiedade: Estado de perturbação psicológica, causado pela percepção de um perigo ou pela iminência de um acontecimento, desejo ardente, impaciência).
Logo depois fui à Palavra de Deus para achar a verdadeira resposta para esta questão: sendo assim, baseado no texto acima (que acredito por si só é esclarecedor) quero destacar alguns pontos daquilo que Deus me falou:
Você já percebeu que a Ansiedade esta sempre voltada para o futuro? É justamente a tentativa de garantir e controlar o amanhã que torna tão desassossegado o dia de hoje.
De maneira infantil tentamos garantir aquilo que não temos garantia, controlar aquilo que não temos controle, definir aquilo que não têm definição.
O que Jesus nos propõe neste texto é uma vida de tranquilidade e segurança, pois sossegada realmente está a pessoa que confia o amanhã inteiramente nas mãos de Deus, e, assim, recebe graciosamente o dia de hoje. Isso não é uma forma sábia de vida, nem uma lei que devemos seguir e entender. Isso é o Evangelho de Jesus Cristo.
Então, façamos aquilo que nos cabe fazer; descansemos naquilo que não conseguimos fazer e finalmente acreditemos que Deus fará o que tem que ser feito na hora certa e de maneira certa, segundo seu propósito, pois só Ele conhecesse as nossas verdadeiras necessidades.
Oswaldo Pinho