quarta-feira, 30 de setembro de 2015

AINDA EXISTEM DUAS ÁRVORES DIANTE DE NÓS

"E o Senhor Deus fez brotar da terra toda árvore agradável à vista e boa para comida; e também a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal." (Gn. 2:9)
No Éden Deus colocou duas árvores diante do ser humano e até hoje estas árvores estão diante de nós. Através destas árvores Deus deu ao ser humano a capacidade e a liberdade de escolher e tomar decisões.
Quando Deus falou para o homem não comer da árvore do conhecimento, não era para tornar o homem sem liberdade, simplesmente Deus queria mostrar ao homem que aquela árvore tinha o fruto envenenado. Pois Deus não falou ao homem: "Se você comer desse fruto vou te matar"; Ele disse: "Se você comer desse fruto, este fruto vai te matar.".
O fruto desta árvore é a desobediência e a independência, coisas que tem levado o ser humano a morte (principalmente a morte espiritual). Pois no momento em que o homem comeu deste fruto tirou o foco de Deus e de seu propósito e colocou o foco nele mesmo (viu que estava nu) e nos outros.
Como Adão fez no Éden vivemos culpando a tudo e a todos pelas consequências de nossas escolhas e decisões, e isso tem trazido angustia e decepção para nossa vida.
Como no Éden Deus coloca dois caminhos (duas árvores) diante de nós e nos dá total liberdade para escolhermos que caminho seguir, pois não existe a possibilidade de pularmos fora da vida e não participarmos de nenhuma escolha ou decisão.
Quando Adão no Éden comeu do fruto da árvore do conhecimento colocou para dentro dele a semente daquele fruto, e, através disto se tornou escravo desta semente, pois o fruto desta árvore passou a ser parte da natureza do ser humano.
Então, de forma graciosa Deus coloca outra vez diante do homem a árvore da vida (Jesus, o Cristo) para que o homem tivesse a liberdade (em Cristo) de optar pela árvore certa.
"Assim sendo, se o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres." (João 8:36)
Por isso gostaria para afeito de reflexão trazer aqui algumas lembranças:
Somos livres para escolhermos fazer a vontade de Deus (pela árvore da vida) ou fazermos a nossa vontade (pela árvore do conhecimento).
Somos livres para decidirmos por qual das árvores conduziremos nossa vida, nosso casamento, nossos filhos, nossos planos, nossos negócios, etc.
Somos livres para acreditarmos num Deus que vive num céu distante ou num Deus que habita em nós.
Somos livres para vivermos uma religião de certo ou errado (árvore do conhecimento) ou confessarmos que não temos a capacidade para escolhermos e tomarmos as decisões corretas em todas as questões da vida, e, assim, dependermos totalmente do Espírito Santo (árvore da vida)
Em outras palavras temos o  Livre-Arbítrio que é a opção que o homem tem para decidir e escolher o que mais o  convém.

Oswaldo Pinho