sexta-feira, 13 de novembro de 2015

UMA VIDA COM PROPÓSITO

“Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto.” (João 12:24)
Hoje acordei meditando sobre este texto e o significado prático em minha vida e baseado nisto gostaria de compartilhar algumas coisas que o Senhor falou ao meu coração:
Em primeiro lugar precisamos entender que o primeiro grão foi o Senhor Jesus, e nós somos os muitos grãos que foram gerados por Ele. Jesus precisou morrer para que através de sua morte e ressurreição, sua vida fosse gerada em nós. Sendo assim, agora somos filhos de Deus e, portanto, temos a mesma natureza de Cristo que foi colocada em nós.
O Senhor Jesus é o grão de trigo que se tornou homem, morreu, e esse único grão quando caiu em terra com sua casca arrebentada (na Cruz) gerou vários outros grãos.
“Pois aquele que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conforme à imagem do seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.” (Romanos 8:29)
Cristo é o molde, a forma, portanto, Deus nos colocou nEle para sermos moldados em sua imagem e semelhança.
Assim vemos que o propósito eterno de Deus revelado em Gênesis se cumpre no Novo Testamento. O próprio Cristo (seu Espírito) foi colocado dentro de nós (no nosso espírito) para que a obra de transformação se desse da maneira correta, sendo, de dentro para fora.
Fomos criados como vasos para conter algo, algo muito precioso (o Espírito Santo de Deus) e assim não precisamos pedir mais nada (amor, paciência, domínio próprio, etc.) pois quando temos a árvore, temos também seus frutos. Todavia, precisamos ser quebrados para podermos expressar tudo aquilo que está em nosso interior.
Na verdade o que tenho entendido é que precisamos desobstruir através do trabalhar do Espírito os canais que liberam esta vida que foi colocada dentro de nós e a isso podemos chamar de “Morte do grão de trigo”.
Para maior entendimento disto gostaria de transcrever aqui algo que li há muito tempo e que tem sido motivo de minhas crises e resoluções:
“Se o grão de trigo não cair na terra e não morrer.” Que é essa morte? É a ação da temperatura e umidade da terra sobre o grão, que resulta no rompimento da casca. Quando a casca se rompe, o grão cresce. Assim a questão não é se o grão tem vida ou não, e, sim, se a casca se rompeu. Se o que é exterior não for quebrado, o que é interior não pode liberar-se.”
Como escrevi acima, já temos tudo que precisamos, pois temos Cristo, e nEle estão todas as coisas, portanto, o que precisamos agora é que a nossa casca (tão dura) seja quebrada para que a vida preciosa que já está dentro de nós se derrame (como um rio) sobre todos aqueles que estão a nossa volta.
Todos os passos que daremos aqui na terra precisam nos levar para Cruz, pois lá é o lugar onde a casca é quebrada.

Oswaldo Pinho