segunda-feira, 26 de outubro de 2015

A ESSÊNCIA DO CRISTIANISMO

“Um pouco antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que havia chegado o tempo em que deixaria o mundo e iria para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim.” (João 13:1)
Jesus não construiu prédios, não escreveu livros, não focou no crescimento do seu ministério pessoal; Jesus só fez uma coisa enquanto esteve aqui na terra. Amou e Investiu em pessoas. Portanto, esse também é o nosso chamado: Amar e Investir em pessoas.
Na verdade a maior dificuldade em fazermos isso é que temos dificuldade em fazer alguma coisa onde não vamos ganhar nada (por mais sútil que isso seja). Porém, não podemos esperar lucro nesse tipo de investimento.
Investir é acreditar nas pessoas, é promover as pessoas, é ajudá-las a ver, entender e cumprir os sonhos e projetos de Deus para sua vida.
Amar é investir primeiro no outro, é abrir mão, é negar o Ego. Paulo em sua carta aos Coríntios nos explica com mais detalhe esse tipo de amor:
“O amor é PACIENTE, o amor é BENIGNO, não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo SOFRE, tudo CRÊ, tudo ESPERA, tudo SUPORTA.” (1 Co. 13:4-7)
O AMOR É PACIENTE:
Paciência é a qualidade de quem suporta problemas ou incômodos sem queixas nem revoltas; é a qualidade de quem espera com calma o que esta demorando.
O AMOR É BENIGNO:
Benigno é aquele que sempre supõe o melhor a respeito do outro; supõe que aquilo que a pessoa fez ou pensou foi com a intenção de dar ou fazer o melhor.
O AMOR TUDO SOFRE:
Precisamos entender que agora (depois de conhecer à Cristo) não temos mais uma vida isolada, agora temos uma vida compartilhada. Quando estávamos sozinhos nos preocupávamos somente conosco, porém, quando entendemos que fazemos parte de só corpo, entendemos também que agora sofremos a nossa dor, mas também sofremos a dor do outro. Tudo o que dói nele em certa medida dói em mim também. Tudo que diz respeito a ele diz respeito a mim.
O AMOR TUDO CRÊ:
O amor acredita quando o outro diz: “Nunca mais farei isto”, pois é capaz de perdoar e acreditar no arrependimento gerado por Deus. O amor acredita quando todos desacreditam.
O AMOR TUDO ESPERA:
Esperança é o ato de esperar o que se deseja, portanto, o amor sempre espera o melhor da outra pessoa; o amor sempre terá boa expectativa sobre o amanhã.
O AMOR TUDO SUPORTA:
A palavra suporte quer dizer literalmente: Ter sobre si, ser base, sustentar o peso, aguentar e tolerar.
Há dias que precisaremos de uma “muleta”, de uma “escora” e haverá dias em que seremos “muleta” ou “escora” para alguém. Isso é o corpo em perfeito funcionamento.
O amor sempre irá suportar o peso das diferenças, dos comportamentos, de hábitos ou costumes. Suportará os feridos e carentes da alma, os complexados e traumatizados, pois compreenderá que tudo que diz respeito ao outro diz respeito a nós também.

Estou aqui escrevendo estas linhas porque tive pessoas que apesar de mim mesmo, acreditaram em meu potencial e sonhos, e, principalmente conseguiram enxergar (em muita das vezes sem eu mesmo enxergar) o propósito de Deus para minha vida. Sendo assim, me amaram e investiram nisso. Hoje sou fruto dos investimentos feitos em minha vida.

Oswaldo Pinho