quarta-feira, 25 de novembro de 2015

APRENDENDO A DESCANSAR

Quero transcrever aqui algumas verdades que há muito tempo li e muitas vezes compartilhei, todavia, até hoje continuo a meditar e a tentar fazer que na prática estas verdades façam parte da minha vida. Porém, apesar de ainda não ter conseguido, quero continuar a perseguir este alvo.
Existem três atitudes que vão ser a base para toda nossa vida de seguidor de Cristo. Uma em relação a Deus, outra em relação ao mundo e outra em relação aos ataques do inimigo.
1ª ATITUDE: ASSENTAR
“No entanto Deus que é rico em misericórdia, por meio do grande amor com que nos amou, deu-nos vida com Cristo, estando nós ainda mortos em nossos pecados, portanto: pela graça sois salvos! Deus nos ressuscitou com Cristo, e com Ele nos fez assentar nas regiões celestiais em Cristo Jesus.” (Efésios 2:4-6)
Precisamos entender que a nossa vida com Cristo não começa com andar (fazer algo) e sim com o assentar (descansar em algo), isto é, não é uma vida de agonia em ter que fazer algo para Deus. A vida com Cristo é: Por fé, descansar em algo que já foi feito.
Porém, o que é este assentar na prática? Assentar nos fala de perdemos o controle de tudo; nos fala em depositar o peso de nossa vida, de nossa pessoa, de nosso futuro, enfim, tudo, sobre o Senhor.
“Vinde a mim todos os que estais cansados de carregar suas pesadas cargas, e Eu vos darei descanso.” (Mateus 11:28)
A base de nosso descanso é: Deus fez tudo em Cristo e nos cabe através da fé, usufruir desta verdade. Eu recebo tudo, não pelo que eu faço, mas porque eu descanso naquilo que Cristo já fez por mim.
Deus vai esperar que você pare de tentar fazer alguma coisa e que suas forças naturais se esgotem, para poder agir na sua vida e através dela.
2ª ATITUDE: ANDAR
“Portanto, eu, prisioneiro no Senhor, suplico-vos que andeis de modo digno para com o chamado que recebestes, com toda humildade e mansidão, com paciência, suportando-vos uns aos outros em amor.” (Efésios 4:1-2)
“Pois, no passado éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor. Assim, andais como filhos da luz.” (Efésios 5:8)
Baseado nestes versículos podemos entender que apesar da vida com Cristo sempre começar no processo de assentar, esse processo nos levará ao andar.
Assentar representa nossa posição em Cristo; o andar em Cristo representa nosso desempenho, dessa posição, aqui na terra.
O andar esta totalmente ligado ao assentar, pois somente aqueles que se assentam com Cristo nas regiões celestiais poderão andar de forma digna como estes versículos nos mostra. Se abandonarmos por um instante nossa posição de descanso em Cristo, cairemos imediatamente e prejudicaremos nosso andar (testemunho) aqui na terra.
3ª ATITUDE: FICAR FIRMES
“Concluindo, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder! Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo.” (Efésios 6:10-11)
Depois de estarmos assentados com Cristo nos lugares celestiais e acima de todo o principado e potestades; depois de aprender a andar condignamente em Cristo aqui na terra, precisaremos aprender como resistir e ficarmos firmes diante do inimigo.
Fala-se muito em guerra espiritual, em estratégias espirituais (isto tem seu valor) para vencer o inimigo, todavia não podemos entrar numa guerra espiritual sem primeiro estar numa posição espiritual, ou seja, descansando em Cristo e naquilo que Ele já conquistou por e para nós.
A expressão “ficar firmes” implica que o território disputado pelo inimigo é um território que pertence à Deus, pois este território foi reconquistado na cruz através de Cristo.
Você entende que esta conquista não tem a ver conosco  e sim com a obra já realizada na cruz? A Igreja foi estabelecida neste território para tomar posse por fé daquilo que já foi conquistado.
A Bíblia diz que o diabo vem para roubar, matar e destruir. O que o diabo quer roubar na verdade? Quer roubar nossa posição de autoridade e de segurança que fomos colocados com Cristo (gratuitamente e sem merecimento).
Queridos, a grande guerra em que estamos envolvidos é por uma posição; enquanto estivermos nesta posição (assentados) seremos mais que vencedores, pois estaremos firmes apesar das lutas, circunstâncias ou qualquer outra coisa que venha tentar nos derrotar.
Se não tivermos revelação desta posição que fomos colocados em Cristo, e, que, por isso, e só por isso, conseguimos andar em Cristo; nunca ficaremos firmes diante do dia mal e sempre vacilaremos diante deste grande desafio que se chama: VIVER EM CRISTO.

Oswaldo Pinho