sexta-feira, 6 de novembro de 2015

ALGUNS PENSAMENTOS SOBRE O ESPÍRITO SANTO DE DEUS

“O nível geral de espiritualidade entre nós é baixo. Temos nos medido por nós mesmos. Temos imitado o mundo, buscando a aceitação popular, inventando deleites para substituir a alegria do Senhor e produzindo um poder barato e sintético para tomar o lugar do Poder do Espírito Santo de Deus.”  A.W.Tozer
A maioria das pessoas frequentam uma igreja pelas seguintes coisas: Um orador carismático, um grupo de louvor talentoso; atrelado a isto, eventos criativos e interessantes. Todavia, isto não significa que o Espírito Santo de Deus esteja operando naquele lugar.
Muitos de nós temos a tendência de nos considerarmos capazes de viver bem (segundo os padrões deste mundo) sem qualquer ajuda do Espírito Santo de Deus. Isso nem sempre acontece de forma individual e solitária, mas tem sido uma característica no meio da igreja.
A maioria das pessoas supõe que as coisas nas quais acreditam estão certas, todavia precisamos verificar, através da Palavra de Deus, a veracidade de todas as coisas que temos visto, ouvido e ensinado.
Quero falar do Espírito Santo, Aquele que Jesus enviou, Aquele que nos capacita para enfrentarmos todas as circunstâncias e dificuldades da vida; Aquele que nos ajudará a decidir e escolher todas as coisas na hora certa e de maneira certa.
“E Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro advogado, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque Ele vive convosco e estará dentro de vós. Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.” (João 14:16-18)
Precisamos reavaliar com urgência nosso conceito do que é realmente ser o templo, a morada, do Espírito Santo de Deus. O que é ter o Espírito dAquele que ressuscitou dentro os mortos e hoje está vivo (através do Seu Espírito) dentro de nós.
“Para que a justa exigência da Lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a natureza carnal, mas segundo o Espírito. Os que vivem segundo a carne têm a mente voltada para as vontades da natureza carnal, entretanto, os que vivem de acordo com o Espírito, têm a mente orientada para satisfazer o que o Espírito deseja. A mentalidade da carne é morta, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz. Porque a mentalidade da carne é inimiga de Deus, pois não se submete à Lei de Deus, nem consegue fazê-lo. Os que vivem na carne não podem agradar a Deus. Vós, contudo, não estais debaixo do domínio da carne, mas do Espírito, se é que de fato o Espírito de Deus habita em vós. Todavia, se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo. Porém, se Cristo está em vós, o corpo está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça. E, se o Espírito daquele que ressuscitou dos mortos a Jesus habita em vós, aquele que ressuscitou dos mortos a Cristo Jesus igualmente vos dará vida a seus corpos mortais, por intermédio do seu Espírito que habita em vós.” (Romanos 8:4-11)
“Ou ainda não entendeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual tendes de parte de Deus, o que não pertenceis a vós mesmos? Pois fostes comprados por alto preço; portanto, glorificai a Deus no vosso próprio corpo.” (1 Coríntios 6:19-20)
“O que é nascido da carne é carne; mas o que nasce do Espírito é espírito. Não te surpreendas pelo fato de Eu te haver dito: “deveis nascer de novo”. O vento sopra onde quer, você escuta o seu som, mas não sabe de onde vem, nem para onde vai; assim ocorre com todos os nascidos do Espírito.” (João 3:6-8)
Está será a realidade para todos aqueles que nasceram de novo, são totalmente guiados e controlados pelo Espírito de Deus. Acordam pela manhã e não sabem o que o Espírito fará nele e através dele, onde o levará cada vez que convidar ao Espírito de Deus a controlar sua vida por completo.
E por fim, temos que buscar a manifestação do Espírito Santo, sem contudo, abrirmos mão de expressarmos o fruto deste Mesmo Espírito.
Oswaldo Pinho