quarta-feira, 7 de outubro de 2015

BABEL OU PENTECOSTES

Você já reparou que em Babel Deus separou os homens para que eles não falassem a mesma língua. Ali Deus confundiu a língua dos homens, pois não queria que o homem conseguisse a “Unidade” por sua própria força e razão.
Em Pentecostes Deus reúne os homens e através do Seu Espírito permite que os homens se entendam através deste Espírito. Aqui Deus ensina a verdadeira Unidade construída pela base certa.
A grande diferença entre Babel (Árvore do Conhecimento) e a Igreja (Árvore da Vida) é que na primeira vemos o homem como centro e na segunda vemos Cristo como centro. Na primeira vemos o homem agindo e na segunda vemos o homem deixando o Espírito Santo agir. Na primeira vemos o homem tentando edificar segundo seus propósitos e na segunda vemos Deus liberando Seu propósito para que o homem possa agir.
O homem tem tentado criar formas e fórmulas para trazer a unidade através das obras de sua mão. Por mais bem-intencionado que o homem seja, nenhuma forma humana de trazer o entendimento e a unidade entre os homens trará qualquer tipo de resultado, pois a verdadeira e real forma de unidade só pode ser alcançada em Cristo e para Cristo.
“Para que todos sejam um como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.” (João 17:21)
A igreja que o homem tem tentado edificar através da obra de suas mãos tem estado em constante confusão de línguas (entendimento). Todavia, a Igreja que o Senhor está edificando através da Obra do Espírito agindo em liberdade no homem, irá se manifestar ao mundo através da sua unidade.
Esta unidade não será baseada em alianças e acordos humanos, ela será baseada em Cristo (a Rocha), Aquele que mantém todas as coisas unidas através do Seu Espírito.
A unidade feita baseada na obra do homem sempre será uma outra forma de construir e perpetuar a Torre de Babel.

Creia, que nenhuma obra, por mais sincera e com boas intenções que seja, conseguirá realizar aquilo que é Obra exclusiva do Espírito Santo de Deus.

Oswaldo Pinho