sexta-feira, 20 de novembro de 2015

A SIMPLICIDADE DO DEPENDER

Quantas vezes ouvimos alguém dizer: “Eu só queria conhecer toda a vontade de Deus para minha vida!”
Todavia, ao lermos as Escrituras nos deparamos com a seguinte verdade: há poucas pessoas que conheceram antecipadamente ou de maneira completa os planos de Deus para suas vidas. Temos alguns exemplos práticos disso:
Abraão recebeu uma ordem para pegar sua família, suas posses e começar a caminhar.
Tomé (talvez falando em nome dos discípulos) quis saber qual o caminho (a rota, o destino) que ele e seus companheiros deveriam esperar em sua nova jornada. O Senhor Jesus o respondeu simplesmente: “Eu sou o caminho.”
Em outras palavras, esses homens não tiveram nenhuma rota pré estabelecida, nenhum GPS que os daria segurança nessa nova jornada. Eles não sabiam para onde iriam, quando e se voltariam, quais seriam os custos ou recompensas desta jornada. Só sabiam de uma coisa: Deus os mandou ir, Jesus os mandou O seguir; isso era tudo que precisavam saber.
Ainda hoje Deus quer que vivamos assim, por isso Ele nos deu o Espírito Santo para nos orientar em todos os caminhos de nossa jornada.
A orientação do Espírito Santo é para hoje, para este momento; acredite, Deus só nos dará o dia de hoje, pois é tudo do que precisamos.
Precisamos entender que não nos foi prometido um plano de ação, um escopo completo para toda nossa vida; em vez disso Deus nos dá uma promessa poderosa:
“E Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro advogado, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque Ele vive convosco e estará dentro de vós. Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.” (João 14:16-18)
Deus quer que sejamos orientados todos os dias e em todas as circunstâncias. A medida que buscamos a revelação e orientação de Deus para o dia de hoje, estamos também nos relacionando com Ele diariamente, e, sendo assim, nos tornamos mais dependentes e íntimos (através do Seu Espírito) da Sua direção e propósito para nossa jornada.
Muitos querem adicionar Jesus em suas vidas e esperam que Jesus os siga aonde quer que eles forem; em vez de seguirem a Jesus. Precisamos urgentemente entender que o relacionamento com Jesus não é levá-lo em todos os nossos caminhos e sim irmos com Ele pelo Seu Caminho.
Paulo definiu bem esta questão: “Se vivemos pelo Espírito, andemos de igual modo sob a direção do Espírito.” (Gálatas 5:25)
Jesus Cristo não morreu para nos seguir. Ele morreu e ressuscitou para que pudéssemos esquecer de todas as demais coisas e o seguíssemos à cruz.
“Então Jesus declarou aos seus discípulos: “Se alguém deseja seguir-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e me acompanhe.” (Mateus 16:24)
Em outra ocasião Jesus também disse: “E aquele que não toma a sua cruz e não me segue, também não é digno de mim.” (Mateus 10:38)
Se realmente cremos nisso e queremos abandonar o antigo caminho (sobre a nossa direção) que vivíamos, então, precisamos desesperadamente do Espírito Santo, pois não conseguiremos viver nesse novo caminho sem a ajuda, sem o controle e a orientação do Espírito Santo que habita em nós.

Oswaldo Pinho