terça-feira, 3 de maio de 2016

SÓ O CORPO PODE EXPRESSAR A CABEÇA

“A intenção dessa graça era que agora, mediante a IGREJA, a multiforme sabedoria de Deus se tornasse conhecida dos principados e autoridades nas regiões celestiais.” (Efésios 3:10)
Assim como o nosso corpo é a nossa expressão, o corpo de Cristo, a IGREJA, é a Sua expressão e plenitude.
“Também sujeitou tudo o que existe debaixo de seus pés e o designou cabeça sobre absolutamente tudo o que há, e o concedeu à IGREJA, que é o seu corpo, a plenitude daquele que satisfaz tudo quanto existe, em toda e qualquer circunstância.” (Efésios 1:22-23)
De que forma poderemos ser essa expressão plena de Cristo aqui na terra?
1 – QUANDO ENTENDERMOS QUE TODOS OS MEMBROS SÃO IMPRENSCÍNDIVEIS AO BOM FUNCIONAMENTO DO CORPO
Nenhum membro do corpo pode desempenhar a sua função sem os outros membros. Pois, Cristo nunca será expresso em sua plenitude através de um ou de alguns homens de forma solitária.
Se eu cortar minha mão e a colocar separada de meu corpo, ela ainda terá a aparência de mão, todavia não poderá funcionar como mão, pois estará desconectada do resto do meu corpo, ficando assim sem o fluir da vida (através do sangue) que a mantém em funcionamento.
“Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, sendo o próprio Cristo Jesus a principal pedra angular desse alicerce. Nele, o edifício inteiro bem ajuntado, cresce para ser um templo santo no Senhor, no qual também vós, juntos, sois edificados para morada de Deus no Espírito.” (Efésios 2:21-22)
2 – QUANDO ENTENDERMOS QUE TODOS NO CORPO TEM UMA FUNÇÃO
A plenitude de um corpo só é expressa com o bom funcionamento de todo esse corpo.
“Longe disso, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. Dele todo corpo, ajustado, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função.” (Efésios 4:16)
3 – QUANDO ENTENDERMOS QUE NO CORPO OS MEMBROS PRECISAM CUIDAR-SE MUTUAMENTE
“De maneira que, se um membro sofre, todos sofrem com ele; e, se um deles é honrado, com eles todos se regozijam.” (1 Coríntios 12:26)
Quando temos essa revelação somos mais cuidadosos com aquilo que fazemos ou falamos, pois o que acontece conosco com certeza irá afetar todo o corpo. Por outro lado, somos mais cuidadosos com o nosso irmão, pois sabemos que o que o afeta irá de alguma forma nos afetar também.
Enfim, independente das anomalias que temos visto e presenciado, independente dos meus conceitos e pré conceitos. É maravilhoso saber que fazemos (pela graça) parte do corpo de Cristo. Isso significa que tudo o que diz respeito a Cristo (o Cabeça) diz respeito a nós também. Onde Cristo (a cabeça) esta todo o corpo também se encontrará; por isso Paulo escreve na carta aos Efésios:
“E nos ressuscitou juntamente com Ele, e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus.” (Efésios 2:6)

Oswaldo Pinho