quinta-feira, 15 de outubro de 2015

CADA ÁRVORE É CONHECIDA PELO SEU FRUTO

"Não existe árvore boa produzindo mau fruto; nem inversamente, uma árvore má produzindo bom fruto. Pois cada árvore é conhecida pelos seus próprios frutos. Não é possível colher-se figos de espinheiros, nem tampouco, uvas de ervas daninhas. Uma pessoa boa produz do bom tesouro do seu coração o bem, assim como a pessoa má, produz do mal que está em seu íntimo, pois a boca fala do que esta repleto o coração." (Lucas 6:43-45)
Jesus neste provérbio faz a separação da "árvore boa" e da "árvore má". Estas duas árvores produzem respectivamente dois tipos de fruto diferentes.
Jesus aqui nos ensina como reconhecermos uma pessoa e nos mostra que não é por aquilo que ela aparenta ser, e sim, por aquilo que ela realmente e´.
Somos tentado em todo tempo a julgarmos pelo exterior, este tem sido um erro comum mesmo para os filhos de Deus.
Muitos hoje se preocupam mais com o tamanho e aparência da "árvore" do que com a qualidade e procedência dos seus frutos.
Estamos sempre definindo as pessoas, os ministérios ou qualquer tipo de "obra",  pelas conquistas e resultados aparentes. Porém no texto abaixo Jesus define que todas as coisas serão desmascaradas no fim das contas.
"Nem todo aquele que diz a mim: "Senhor, Senhor!" Entrará no Reino dos Céus, mas somente o que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos dirão a mim naquele dia: "Senhor, Senhor!" Não temos nós profetizado em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios? E, em teu nome, não realizamos muitos milagres? Então lhes declararei: Nunca os conhece. Afastai-vos de minha presença, vós que praticais o mal." (Mateus 7:21-23)
Não importa se aquilo que você faz esta recheado de: "boas intenções", piedade, boa religião, e, em nome de Jesus; tudo isso pode ser rejeitado, pois o fruto é qualificado por sua origem e não por sua aparência.
"Ou fazei a árvore boa e o seu fruto bom, ou a árvore má e o seu fruto mau; pois uma árvore é conhecida pelo seu fruto. Raça de víboras! Como podeis falar coisas boas sendo maus? Pois a boca fala do que está cheio o coração. Uma boa pessoa tira do seu bom tesouro coisas boas; mas pessoa má, tira do seu tesouro mau, coisas más. Por isso, vos afirmo que de toda a palavra fútil que as pessoas disserem, dela deverão prestar conta no Dia do Juízo. Porque pelas tuas palavras serás absolvido e pelas tuas palavras serás condenado!" (Mateus 12:33-37)
Se lermos com cuidado este texto acima veremos que aqui acaba todo o conceito de que os frutos que Jesus menciona nestas parábolas falam de: quantidade de membros (ou o nome que você queira chamar), tamanho de ministério ou de influência.
Fica claro que Jesus estava falando de nossas escolhas, nossas atitudes, do fruto de um caráter transformado e tratado pelo processo da caminhada com Ele, pois o fruto sempre será o resultado da natureza específica da árvore.
Todavia, só conseguiremos dar frutos e bons frutos quando estivermos (como ramos) totalmente ligados na verdadeira "Boa Árvore".
"Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, Ele retira; e todo que dá fruto, Ele limpa, para que dê mais fruto ainda. Vós já estais limpos, pela Palavra que Eu vos tenho transmitido, permanecei em mim, e Eu permanecerei em vós. Nenhum ramo pode produzir fruto por si mesmo, se não estiver ligado à videira. Vós igualmente não podeis dar fruto por vós mesmos, se não permanecerdes unidos a mim." (João 15:1-4)

Oswaldo Pinho